segunda-feira, 19 de novembro de 2012

AVALIAÇÕES



Os métodos utilizados para avaliar o aluno em sala de aula mais parecem exames do que uma simples avaliação de seu aprendizado. Os exames deveriam ser usados em situações que exigem classificação, como por exemplo, em concursos. A avaliação deveria ser usada para que o aluno saiba em que precisa melhorar. Tem que servir para ajudá-lo a construir seu conhecimento e não o excluir da sociedade.
A avaliação mais adequada seria a que o professor faz diariamente, observando o aluno em sala de aula. O aluno pode ser excelente, mas numa avaliação escrita, com dia e hora marcados, ele poderá ir mal. Apenas pelo fato de saber que terá de enfrentar uma prova, a criança, ou até mesmo os adultos, já se desesperam, ficam preocupados, ficam estudando até tarde da noite, não dormem nem comem direito. O resultado da prova é fácil saber. Isso sem contar que justo naquele dia o aluno pode estar doente ou com algum outro problema (familiar ou no trabalho).
No Brasil, existem diversas formas de exames e ou avaliações, elaborados pelos Governos Federal, Estadual e Municipal. A abordagem deste trabalho será no âmbito federal e estadual.


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